sexta-feira, 9 de julho de 2010

The Twilight Saga: Eclipse (★★★)


Tinha-me sido dito pelas acérrimas defensoras do escritor e da “saga” que este era o livro que menos gostavam. Num primeiro pensamento “se os outros são maus, este deve ser pior”. No entanto, e como confesso não ter ido para alem de umas paginas dos livros, fui ver o 3º filme às escuras, para além do trailer. E surpresa, é o melhor dos três, o que por si não quer dizer que seja bom, mas de facto sabe melhor que os anteriores. Há muito menos lamechice, e idolatração do vampiro escanzelado.

Mas não deixa mais uma vez de ser mais do mesmo, um caso de pedofilia, sim, porque ela é menor e ele tem já não sei quantos anos. Romantismo exacerbado. Triangulo amoroso pessimamente explorado durante o filme. Um suposto exército terrível e devastador que depois se verifica ter uma dúzia de vampiros novos em folha, e que são totalmente chacinados sem uma única baixa do lado dos bonzinhos numa batalha que seria no mínimo... sei lá.. épica? Cenas metidas a meio do filme só porque parece que se esqueceram de dar o fio à meada em algumas partes. Uma actriz que a única emoção que consegue transparecer é a do olhar suicida, o que seria de facto um dos factores a ter em conta, mas não o único. Só o "Edward" se safa em todo o "cast".

A própria personagem é ridícula, aliás fantasiosa. Todos nós conhecemos na nossa vida, miúdas, raparigas ou mulheres que conseguem captar a atenção do sexo oposto. Alguma dessas pessoas se assemelha minimamente a esta personagem? Nem por sombras, por vezes interrogo-me se o que é mais real, vampiros e lobisomens, ou uma miúda que parece um trapo tanto a nível físico como intelectual.

Amanhã há mais. Despeço-me com amizade, o vosso estimado e fartinho de aturar historias com lobisomens, vampiros e menores do sexo feminino. Já chega.

Sem comentários:

Enviar um comentário