segunda-feira, 28 de junho de 2010

ASTRO BOY (★★★)

Viva la revolucion!!

O que é arte? Pergunta tantas colocada por tantos intelectualoides e críticos de algibeira, tendo para isso respostas altamente elaboradas e amplamente dissertadas.  Claro que quando vou a sessões de cinema de animação, não vejo muitas boinas com estrelas vermelhas o que acho verdadeiramente uma pena (aliás, não venho nenhuma). Será que temos de viver a nossa passagem neste planeta sempre revoltados com tudo e todos e não apreciar momentos de diversão e humor?

Astro boy é um entre muitos filmes de animação que transmitem catadupas de emoções a adultos e crianças, cada um envolvido nos seus paradigmas. E consegue isto com simplicidade. Nada de discursos complexos, de difícil digestão, que tentam elevar tantos escritores a algo mais que seres humanos.

Os argumentos dos filmes para crianças muito deixaram para trás historias como “bambi” ou “cinderela”, e felizmente, devo acrescentar. O filme retrata muitos temas e dualidades do ser humano de modo superficial (também não dá para mais) recheado de humor e acção.

Tem violência? Sim tem. Mas devemos nós ser hipócritas em dizer que um filme para crianças tem violência quando 90% dos jogos vídeo são baseados em guerra? Ou nos noticiários que entram todas as noites nas nossas casas falando de mortos aqui e ali? Sim tem violência, mas uma violência a nível das brincadeiras de criança, onde é mais a fantasia que o verdadeiro conflito.

A versão portuguesa está óptima. Mais uma vez parabéns aos nossos actores que cada vez mais adicionam valor acrescentado aos filmes dobrados para crianças.

Toca a ir ver o filme!

Sem comentários:

Enviar um comentário